terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A Pax Americana e a Militarização do Espaço / Pax Americana and the Weaponization of Space (2009)

::



A Pax Americana e a Militarização do Espaço / Pax Americana and the Weaponization of Space (2009)


Dos mesmos produtores de "The Corporation"!

Na história das guerras, quase sempre se busca uma posição mais alta para se ter vantagem sobre o inimigo: no cume de uma montanha, de um penhasco, de alto de um avião e atualmente, da órbita terrestre.

Os EUA possuem mais da metade dos satélites civis e dos militares de todo o mundo. Desde o governo Reagan, sob o pretexto de estarem criando programa de defesa, desenvolvem sistemas ofensivos que podem destruir quaisquer satélites que lhes convierem, afetando com isso todos os sistemas de comunicação e defesa dos países que quiserem atingir.

O objetivo nos documentos oficiais é claro. Os EUA querem dominar o espaço militarmente, não dando a mínima chance aos outros países. O próximo passo é lançar armas diretamente do espaço mirados na Terra. Só um movimento popular evitará isso.

Juntando-se a isso, quando pensamos que a maioria das indústrias do país, exceto a bélica, sofrem uma tremenda recessão, ou vão para outros países, e que metade dos impostos dos estadunidenses vão para o militares, podemos claramente vislumbrar o objetivo imperialista dos EUA.

Torrent

Legendas pt-po

Agradecimentos a Igor R. Gomes pela sugestão e links

Fonte: DocVerdade

::

Borboletas de Zagorsk [BBC, 1992] - (dividido em 6 partes)

::













Borboletas de Zagorsk [BBC, 1992] - (dividido em 6 partes)

(Grã Bretanha, 1992, 60 min - Produção: Michael Dean)

Incrível!

Borboletas de Zagorsk é um documentário produzido pela BBC em 1992 que trata do trabalho desenvolvido em uma escola russa com crianças surdas e cegas inspirado nos estudos de Lev Vygotsky. A obra tem 60 minutos de duração e se passa na cidade de Zagorsk, a 80 km de Moscou. (Fonte: wikipédia)

Os estudos sobre a defectologia, presentes na teoria de Vygotski enfatizam que as pessoas com deficiência, através de mecanismos compensatórios, passam a utilizar seus sentidos normais para substituir seus sentidos perdidos.

Neste sentido, o documentário reforça a importância da mediação e a crença de que todas as pessoas, independente da idade e da condição física ou intelectual, são capazes de aprender. Concepção esta também retratada na teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural do educador Romeno Reuven Feuerstein. Com a conhecida frase: "Não me aceite como eu sou", Feuerstein desafia o educador a planejar e propor ações que possibilitem ao sujeito relacionar-se com seus pares, sem que esta relação seja permeada pelo atributo da incompetência por acreditar que não se pode prever, nunca limites para o desenvolvimento humano.
Borboletas de Zagorsk é a evidência disso. (Blog Sobre Educação)

Agradecimetos a Rodrigo Couto pela sugestão e link.


Fonte: DocVerdade

::

Utopia e Barbárie (2009) - filme de Silvio Tendler

::




Utopia e Barbárie (2009) - filme de Silvio Tendler



(Brasil, 2009, 120 min. - Direção: Silvio Tendler)

Poético, Imperdível!

Um dos melhores, senão o melhor documentarista brasileiro, Silvio Tendler nos presenteia com uma de suas obras mais irreverentes, sensíveis e inteligentes.
A obra reúne imagens de 19 anos de viagens, entrevistas, com personalidades como Eduardo Galeano, Gianni Váttimo, Susan Contag e René Scherer.
Os sonhos da geração dos anos 60, que se alastraram pelos vários países do Mundo, que lutavam para transformar o mundo em lugar para todos, mas que tiveram que enfrentar a violência dos poderosos.


Torrent TPB

::
Link

Promessas de Um Novo Mundo / Promisses (2001)

::



Promessas de Um Novo Mundo / Promisses (2001)





(EUA, Israel, Palestina, 2001, 106 min - Direção:Carlos Bolado, B.Z. Goldberg, Justine Shapiro)
Documentário que se tornou um dos clássicos sobre o tema do conflito entre Israelenses e Palestinos, numa visão humana e singela.

Sinopse: Retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova e emocionante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio.

Download: Megaupload com legendas pt-br

Agradecimentos a Fernando Antonio dos Santos e Souza pela sugestão e links

Fonte: DocVerdade


::