quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Caso Henry Kissinger / The Trials of Henry Kissinger (2002)

::


Trailer:



O Caso Henry Kissinger / The Trials of Henry Kissinger (2002)


(Grã-Bretanha, 2002, 80 min. - Direção: Eugene Jarecki)


Um dos mais importantes estrategistas do EUA, o ex-Secretário de Estado Henry Kissinger era uma celebridade no mundo político e contava com grande simpatia dos chefes de Estado do Mundo da época. Talvez mais importante que o próprio presidente dos Estados Unidos em assuntos de Política Externa, era considerado inteligente, divertido, agradável, culto, recebendo nesse contexto o Prêmio Nobel da Paz, apesar dos inúmeros protestos de alguns pacifistas.

Mas o que se revelou pouco a pouco nos ex-documentos secretos da CIA é que ele estava fortemente envolvido em golpes de Estado pelo mundo, em enormes crimes de guerra, grampos ilegais, em sequestros, torturas e assassinatos. Suas ações ajudaram os EUA a afirmarem sua posição imperialista frente ao mundo.

Dentre um dos seus sangrentos feitos está na aniquilação do processo de paz no Vietnã em vias de concretizar-se, estendendo ainda a guerra para um país neutro, o Camboja. (docverdade)

"O lado escuro de Henry Kissinger, é muito, muito escuro".

"Kissinger era um monstro, um assassino sádico, um criminoso de guerra".

Assista ao documentário em Inglês pelo Google vídeo

Torrent
Legendas em Espanhol (Subtítulos en Español)

Agradecimentos a Ro Jose pela sugestão.


Fonte: Doc Verdade

::

Why we fight (2005)

::

PORQUE LUTAMOS - WHY WE FIGHT (2005) LEGENDADO PT

PORQUE LUTAMOS - WHY WE FIGHT (2005) LEGENDADO PT from MDDVTMTV86 on Vimeo.


"Why We Fight é um provocador documentário do aclamado realizador Eugene Jarecki (The Trials of Henry Kissinger) e vencedor do Prémio do Grande Júri no Festival de Sundance em 2005.

O nome provém da série de curtas metragens do lendário realizador Frank Capra que explorou as razões que levaram a América a entrar na 2ª Grande Guerra, Why We Fight analisa meio século de conflitos militares, perguntando como, e dando respostas, uma nação de, por e para o povo se tornou na instituição financeira de um sistema governamental cuja sobrevivência depende de um estado Orwelliano de guerra constante.

Why We Fight contém entrevistas e observações feitas por militares e executivos em Washington incluindo o Senador John McCain, Gore Vidal e Dan Rather. Começando com o discurso profético de 1961 do presidente Dwight D. Eisenhower avisando para a ascensão do sistema militar industrial, Why We Fight vai além das notícias sobre operações militares americanas, até às questões mais profundas que questionam o porquê da América estar aparentemente em envolvida em constantes guerras. Quais são as forças, políticas, económicas e ideológicas, que nos levam a combater um inimigo em constante mudança? Porque luta a América? Inesquecível, poderoso e por vezes perturbador, Why We Fight irá desafiar os espectadores muito depois do último visionamento."


*******************************************

Why we fight (2005)

(Reino Unido, 2005, 98min –Direção: Eugene Jarecki)

Excelente produção da BBC, ganhadora do prêmio de melhor documentário no Festival Sundance, Why We Fight mostra a profunda relação da guerra com os negócios nos EUA, onde há várias corporações das mais diversas áreas interessadas em um conflito duradouro.

Mostra que em todas as décadas desde a II Guerra Mundial, os EUA produzem uma mentira para justificar um conflito. Mostra que as grandes companhias armamentistas são uma das principais financiadoras de campanhas dos políticos norte-americanos.
(Sinopse original do docverdade)

Torrent - - Subtítulos spa
Legendas pt-br sincronizadas (novo!)
Legendas pt-br

http://rapidshare.com/files/14483191/alliance-wwf-xvid.part1.rar
http://rapidshare.com/files/14483313/alliance-wwf-xvid.part2.rar
http://rapidshare.com/files/14483402/alliance-wwf-xvid.part3.rar
http://rapidshare.com/files/14483692/alliance-wwf-xvid.part4.rar
http://rapidshare.com/files/14483873/alliance-wwf-xvid.part5.rar
http://rapidshare.com/files/14483992/alliance-wwf-xvid.part6.rar
http://rapidshare.com/files/14484129/alliance-wwf-xvid.part7.rar
http://rapidshare.com/files/14484168/alliance-wwf-xvid.part8.rar

Fonte: Doc Verdade


::

Napëpë - Documentário de Nadja Marin

::

Napepe from Nadja Marin on Vimeo.


Documentário que conta a estória da expedição de James Neel e Napoleon Chagnon ao território Yanomami em 1968. Traz também o apelo dos índios pela devolução das amostras de sangue retiradas durante a expedição e que hoje são utilizadas pelo Projeto Genoma Humano.

Napëpë é um documentário de 2004, realizado por uma então aluna da USP, Nadja Marin, sobre a luta dos Yanomami para recuperar suas amostras de sangue, retiradas no final dos anos 1960 por uma equipe de pesquisadores norte-americanos que pretendiam compará-las com amostras de sangue dos sobreviventes da bomba de Hiroshima. Na época, quem intermediou o contato dos cientistas com os Yanomamis foi o antropólogo Napoleon Chagnon, que conviveu um ano entre os índios e sobre eles escreveu inúmeros artigos e livros de sociobiologia sobre o caráter e a “natureza” dos Yanomami.

Unindo pesquisa genética com análises culturais, o antropólogo criou uma imagem dos Yanomami como um povo guerreiro e violento, o que acabou levando os militares, durante a ditadura, a propor a demarcação descontínua das terras Yanomami na tentativa de isolar os índios em “ilhas” e evitar, assim, as guerras entre as diferentes tribos Yanomami. Desnecessário dizer que o território Yanomami é uma das reservas mais ricas em minérios, os mais variados.

Essa demarcação descontínua, como sabemos, não ocorreu, mas isso não eliminou os conflitos ligados a essa pesquisa. As amostras de sangue Yanomami retiradas, na época, continuaram a ser usadas em pesquisas genéticas longo dos anos 1980, 1990 e 2000 sendo, inclusive, parte do projeto Genoma Humano. Acontece que os Yanomamis não foram avisados de que suas amostras de sangue seriam guardadas, o que, para a cultura deles, é totalmente inadmissível, sobretudo depois que a pessoa morre, já que o cerimonial funeral envolve a destruição de todo o corpo do morto.

Até hoje, os Yanomami estão numa disputa para que se reconheça que se trata de um caso explícito de biopirataria e ter o sangue colhido de volta. Foi sobre isso que a Nadja fez um belíssimo documentário que inclusive ganhou o 8th Gottingen International Ethographic Film Festival. O documentário está disponível no em quatro partes, das quais a primeira pode ser vista acima.

Napëpë – que permaneceu atual – volta a ser notícia agora por outros motivos. O diretor de cinema José Padilha, famoso por Tropa de Elite, acabou de lançar um filme, feito com patrocínio da Globo e da BBC, chamado “O segredo da tribo”. O filme estreou no festival “É tudo verdade” e está fazendo sucesso. Mas, apesar de conter cenas idênticas a outras, do filme da Nadya, sequer menciona Napëpë. O que é lamentável!

http://racismoambiental.net.br/2010/04/de-napepe-a-o-segredo-da-tribo/


::